Grupo de estudos e pesquisas pós-estruturalistas da infância, de bebês e de políticas públicas para a educação infantil

terça-feira, 23 de março de 2021

Programa do curso de extensão "Estudos de Bebês - módulo 1"

AULA 1 - dia 30/03/21

BALMÈS, Thomas (Dir.)Babies. Documentário. França, 2020 1h 19min

TEBET, Gabriela; ABRAMOWICZ, Anete. Estudos de bebês: linhas e perspectivas de um campo em construção. ETD: Educaçao Temática Digital, v. 20, n. 4, p. 924-946, 2018. 

AULA 2
COUTINHO, Ângela Maria Scalabrin. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. 2010.
DE GRANDE, Pablo; REMORINI, Carolina. É um bebê! Olhares das Ciências Sociais sobre os bebês. Temas em destaque. número 25. ano 7. out-dez 2019 2. número 25. ano 7. out-dez 2019, p. 10. 

AULA 3
FOCHI. Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? TEDxUnisinosSalon 13mins32 
ANJOS, Adriana Mara dos et al. Interações de bebês em creche. Estudos de Psicologia (Natal), v. 9, n. 3, p. 513-522, 2004.   

AULA 4
TEBET, Gabriela. Introdução ao Estudo de Bebês a partir de perspectivas sociológicas. in: __. (org) Estudos de BebÊs e diálogos com a Sociologia. São Carlos: Pedro & João, 2019, p. 17 
GOTTLIEB, Alma. Para onde foram os bebês? Em busca de uma Antropologia de bebês (e de seus cuidadores). Psicologia Usp, v. 20, n. 3, p. 313-336, 2009.
MACHADO, Igor José de Renó.  Sobre bebês e totemismo. Mana, v. 12, n. 2, p. 389-418, 2006.  

AULA 5
ROSEMBERG, Fúlvia. A cidadania dos bebês e os direitos de pais e mães trabalhadoras, p. 163, 2015.
DA SILVA ARRUDA, Glacione Ribeiro; DO NASCIMENTO, Anelise Monteiro. Onde estão os bebês na política? Governar a infância para governar a vida. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 264-278, 2020.

AULA 6
HOLT, Louise. Reavendo os espaços diários escondidos de bebês/Retrieving the hidden everyday spaces of infants. Contemporânea-Revista de Sociologia da UFSCar, v. 8, n. 2, p. 407-440, 2018.
AITKEN, Stuart C. Children's geographies: tracing the evolution and involution of a concept. Geographical Review, v. 108, n. 1, p. 3-23, 2018. 
MURRAY, Lesley; CORTÉS-MORALES, Susana. Zooming In, Zooming Out: The Forms and Scales of Children’s Mobilities. In: Children's Mobilities. Palgrave Macmillan, London, 2019. p. 89-139.  
 
AULA 7
OFICINA DE CARTOGRAFIA - O mapa base.
TEBET, Gabriela. Projeto Bebês(website) gabrielatebet.com.br/projetobebes .

AULA 8
LOPES, Jader Janer Moreira; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo; AMORIM, Cassiano Caon. MAPAS VIVENCIAIS: possibilidades para a Cartografia Escolar com as crianças dos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 11, p. 237-256, 2016. 
SEEMANN, Jörn. Mapas, mapeamentos e a cartografia da realidade. Geografares, 2003.  

AULA 9
OFICINA DE CARTOGRAFIA 
Espaço vivido, espaço produzido

AULA 10
GERHARDT, Genifer. Caminhando com Tim Tim. Curta Metragem.  
TEBET, Gabriela; Costa, Julia; MORAES, Karolina. Entre errâncias e afe(c)tos: o desafio de cartografar bebês. 6ª Conferência Internacional sobre Geografias das Crianças, da Juventude e das Famílias.  
PONTES, Loani; TEBET, Gabriela. Linhas costumeiras e linhas de errância: elementos para pensar o currículo, a rotina e o cotidiano de bebês na educação infantil (no prelo) 

AULA 11
Socialização de registros cartográficos e diálogos sobre a prática de cartografar

AULA 12
DELGADO, Ana Cristina Coll. Um encontro com Liane Mozère: perspectivas pós-estruturalistas nos estudos da pequena infância. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 3, p. 248-256, 2013.
MOZÈRE, Liane. In early childhood: What's language about?. Educational Philosophy and Theory, v. 39, n. 3, p. 291-299, 2007.  

AULA13
MOZÈRE, Liane. What's the trouble with identity? Practices and theories from France. Contemporary Issues in Early Childhood, v. 7, n. 2, p. 109-118, 2006. 

AULA 14
DUHN, Iris. Making agency matter: Rethinking infant and toddler agency in educational discourse. Discourse: Studies in the cultural politics of education, v. 36, n. 6, p. 920-931, 2015.
STRATIGOS, Tina; BRADLEY, Ben; SUMSION, Jennifer. Infants, family day care and the politics of belonging. International Journal of Early Childhood, v. 46, n. 2, p. 171-186, 2014.    

AULA 15
Reflexões gerais sobre o curso e as aprendizagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário